09/12/2015

BLOG

TENDÊNCIA 2016 – SERENDIPITY

1

Em português, serendipidade significa “descobertas feitas por acaso” ou “uma das muitas técnicas de desenvolvimento do potencial criativo que alia perseverança, inteligência e senso de observação” (via Dicionário Informal). Em decoração, nos referimos a serendipity como essa tendência minimal e delicada, que resgata alguns elementos provençais – como a porcelana branca, cerâmica e flores à mesa – e os atualiza com acabamentos crus e reaproveitamento de materiais, sem exageros.

Os espaços são claros, amplos e têm uma paleta de cores suave. Nem mesmo os tons pastel são utilizados em excesso. Os pontos de cor são planejados e neutralizados com madeira natural e por que não? Painéis de compensado. Os pequenos jardins também encantam com suculentas e cactos, que são fáceis de cuidar.

2

3

4

Serendipity também é sobre saber investir nos detalhes certos: os tecidos são confortáveis e os objetos são a mescla entre funcionalidade e charme: boleiras, cestas e bandejas não soam como supérfluas.

O estilo de vida é simples. Os problemas são resolvidos com menos stress e mais funcionalidade e reflexão. Há uma preocupação com maneiras mais saudáveis de comer, sustentáveis de consumir e de receber pessoas em casa.

 

22.dezembro.2015

 

IMPORTANTE! CONTRATE UM ARQUITETO

ATOARK arquitetos sorocaba

Muitas vezes as pessoas nos perguntam sobre as atribuições profissionais dos arquitetos e quais as vantagens em contratar esse profissional para a sua construção ou reforma de ambientes. Pensando nisso, resolvemos esclarecer como é o ofício dos arquitetos e quais as vantagens em ter esse profissional ao seu lado.

Além do projeto arquitetônico, os arquitetos são habilitados a elaborar e gerenciar diversos projetos como design de interiores, consultoria e paisagismo. Por isso, é comum encontrar arquitetos que trabalham com projetos de diversos escopos, mas também aqueles que atuam somente em uma área.

O trabalho do arquiteto vai muito além da questão estética, que é um dos principais objetivos do projeto. Até chegar ao resultado final, diversas condicionantes são avaliadas para que os ambientes criados funcionem perfeitamente para os seus usuários. Itens como iluminação (natural e artificial), ventilação, funcionalidade e conforto devem ser contemplados nos projetos arquitetônicos e de interiores para que haja a sensação de bem-estar e de beleza.

Mas só o projeto muito bem elaborado não é suficiente para termos todas essas vantagens em casa, no escritório, no condomínio ou no jardim. Aqueles que já passaram pela experiência de uma obra sabem a dificuldade que é atingir o resultado do projeto, ao ter que gerenciar tantos profissionais para executarem os diversos serviços necessários de modo a chegar no resultado esperado. Na fase de execução do projeto, o arquiteto é um grande aliado. Pois ele vai planejar e gerenciar todos os serviços da obra.

O planejamento é fundamental para que não surjam problemas desnecessários como atrasos e custos excedentes. O profissional indicará os fornecedores e fará o gerenciamento de todas as atividades na sua obra, seja uma construção ou um projeto de interiores o que possibilita que o cliente não se envolva diretamente com cada situação da obra e reduz significativamente o estresse.

Costumamos dizer que todo o processo projeto+obra deve ser algo prazeroso, afinal é o momento de realização de um sonho. Contratar um arquiteto é ter um agente facilitador ao seu lado para essa realização.

Diferentemente de buscar uma loja de móveis e contar com o projetista da empresa onde o foco é o mobiliário e todo o resto fica em segundo plano, o arquiteto vai lhe proporcionar o projeto do todo e possibilitar que sejam feitos orçamentos com diferentes fornecedores, o que permite a redução dos custos e a escolha de boas empresas. Com o arquiteto, o seu projeto será totalmente pensado desde a obra (construção ou reforma), passando pela escolha dos acabamentos até a decoração. Você vai começar as obras sabendo exatamente qual será o resultado final.

DICAS PARA FAZER A ESCOLHA E CONTRATAÇÃO DO ARQUITETO:

– Procure saber quais serviços o profissional pode lhe oferecer;

– Veja o currículo do profissional;

– Marque um encontro com o arquiteto e exponha pessoalmente as suas necessidades para o projeto. Desta forma, ele saberá como o trabalho deverá ser realizado para atingir a sua satisfação;

– Antes de assinar o contrato, certifique-se de que tudo o que foi tratado consta ali, pois este será um guia para ambas as partes durante todo o processo.

Agora, você estará pronto para curtir o projeto e enfrentar uma obra sem incômodos.

 

16.dezembro.2015